terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Palestra: Relações Etnicorraciais – O negro na Contemporaneidade

As relações Etnicorraciais é uma temática que já vem há algum tempo adentrando nas escolas. É sabido que com a lei 10.639 as unidades de ensino precisam implementar em seu currículo as diretrizes curriculares nacionais para Educação Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Diante dessas demandas, o objetivo da palestra foi fazer um resgate histórico desde a África antiga, sua cultura e suas riquezas, passando posteriormente pelo processo de escravidão, abolição e pós abolição – focando as resistências, os quilombos, os movimentos negros e as legislações.

Utilizei como ferramenta uma exposição em slides e a dialética, numa sequência histórica que viabilizasse entender como ocorreu o processo escravagista e em que contexto social se deu a abolição no Brasil e no mundo. Também foi realizada uma discussão sobre o processo de imigração e da marginalização dos negros e afros descendentes pós-abolição. Finalizando com o mito da Democracia Racial, as lutas e influências também vindas de outros países que resultaram nos inúmeros movimentos que permeiam essa temática e que possibilitaram hoje termos as legislações que garantem o respeito às diferenças, a diversidade, a visibilidade e ascensão do negro em nossa sociedade.
Um AXÉ a todos (as)
Marisa de Souza Silva
Assitente de Direção da EMEF pe. Nildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário