quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Formatura

Cerimônia de Colação de Grau da 8ª Série
Parabéns Formandos!!!




quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

EDUCOM no Seminário de Educação da DRE São Miguel

No dia 7 de novembro ocorreu, no CEU Curuça, o Seminário de Educação das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Diretoria Regional de Educação de São Miguel. O setor de Informática Educativa é coordenado pela Elaine e pela Eliane. Várias escolas participaram apresentando os seus trabalhos na área das TICs. Também esteveram presentes o Diretor Regional de Educação Isaias e a Denise da Informatica Educativa da Secretaria Municipal de Educação.
A nossa escola apresentou o trabalho do EDUCOM e uma exposição com projetores antigos de cinema (8 e 16 milímetros), máquina de escrever, gravador de rolo portátil (anos 1960) e um computador MSX de 1986, com o Sistema Operacional Basic 1.1 (o bisavô do Windows).
Foram realizadas entrevistas em áudio e vídeo pelos alunos do EDUCOM, além de várias fotos. 
Representando a nossa escola foram os alunos Daniel (4ªA), Brenda, Andressa, Mariane (6ªA) e Isaac (8ªB). A diretora Lilian, as coordenadoras Maria Cláudia e Fátima,  e os professores do Educom Cláudio, Verônica e Emerson.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Palestra: Relações Etnicorraciais – O negro na Contemporaneidade

As relações Etnicorraciais é uma temática que já vem há algum tempo adentrando nas escolas. É sabido que com a lei 10.639 as unidades de ensino precisam implementar em seu currículo as diretrizes curriculares nacionais para Educação Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Diante dessas demandas, o objetivo da palestra foi fazer um resgate histórico desde a África antiga, sua cultura e suas riquezas, passando posteriormente pelo processo de escravidão, abolição e pós abolição – focando as resistências, os quilombos, os movimentos negros e as legislações.

Utilizei como ferramenta uma exposição em slides e a dialética, numa sequência histórica que viabilizasse entender como ocorreu o processo escravagista e em que contexto social se deu a abolição no Brasil e no mundo. Também foi realizada uma discussão sobre o processo de imigração e da marginalização dos negros e afros descendentes pós-abolição. Finalizando com o mito da Democracia Racial, as lutas e influências também vindas de outros países que resultaram nos inúmeros movimentos que permeiam essa temática e que possibilitaram hoje termos as legislações que garantem o respeito às diferenças, a diversidade, a visibilidade e ascensão do negro em nossa sociedade.
Um AXÉ a todos (as)
Marisa de Souza Silva
Assitente de Direção da EMEF pe. Nildo