quarta-feira, 18 de maio de 2016

EDUCOM: Jornal Estudantil - março/abril de 2016

Jornal do EDUCOM do Pe Nildo
Um jornal feito pelos alunos do Projeto EDUCOM da EMEF Pe Nildo do Amaral Jr.
Ano II - nº 4, março/abril de 2016
_____________________
Equipe de editores
Alice Caroline dos Santos
Amanda Thalita Santos Feitosa
Bruno Gabriel Xavier de Oliveira
Caroline Almeida dos Santos
Israel Gomes Brito Toledo
Joyce Freitas Morbeck
Kamilly Ferreira dos santos
kauane Assis da silva
kayllane Ferreira silva
Luiz Fernando Lopes Tavares
Murilo Ferreira dos Santos
Quezia Ferreira Martins
Tamires Santos Nóbrega
Tamirys da Silva Georgino

SAÚDE
OPINIÃO
CINEMA
TECNOLOGIA E JOGOS
ESCOLA

ESCOLA


O último Dia da Mentira no 5º A

Bruno Gabriel Xavier de Oliveira

O dia 1º de Abril é conhecido mundialmente como o dia da mentira. Mas o último que ocorreu com a nossa turma foi inesquecível. Alguns professores gostam de pregar peças nos alunos e foi o que fez a professora Elinar nesse dia: ela disse para toda a turma que ia embora da escola, e provocou uma onda de choro na turma. Era estar lá para ver acena. Um chororô que só. Felizmente era 1º de Abril e a professora continua conosco com seu jeito tão legal de ser.
Os YOUTUBERS da nossa escola

kayllane Ferreira Silva
Alice Caroline dos Santos
 
Você, claro, conhece o Youtube e sabe que ele é uma das redes sociais mais usadas, principalmente por jovens e adolescentes. Sem novidades. Mas você sabia que tem Youtubers aqui na escola?
Isso mesmo. Temos celebridades na escola! E aqui estão alguns deles:

- pequena cacheada (Alice 7ºA)
- canal diamanteh teen  (kayllane 7ºA)
- Christian mil grau santos (Christian 7ºA)
- Maria Luísa Siqueira de Freires (Maria Luísa 3ºA)
- bela belinda (Beatriz Vasconcelos 3ºA)
-Alice Garcia (Alice e Micaellen 4ºA)
- eduarda pereira (Eduarda 3ºB)

Esses são alguns dos Youtubers da escola. Cada canal com uma personalidade diferente. Vai lá no canal deles, deixe seu like e se inscreva!!!

Música nos intervalos

Amanda Thalita Santos Feitosa
Tamirys da Silva Georgino

                                    


O que você acha de música na escola? Acho que deve gostar. E música é cultura! Talvez, tenha aquela pessoa que não goste do mesmo tipo do seu, mas, pensa bem: por que ela tem que gostar do mesmo estilo que você? Por isso que, nos nossos recreios, tentamos variar os tipos de música, pois temos que respeitar o gosto de cada um. Certo? Outra coisa é que não devemos tocar músicas com palavrões e que estimulem a violência. Por isso, colocamos sertanejo, pop, rock, reggae e só algum funk. As músicas são tocadas de manhã e de tarde nos intervalos, toda quinta e sexta-feira por nós, alunos do EDUCOM. Fazemos uma pauta com o que vai ser tocado e já existe uma escala da dupla ou do trio que vai operar a cabine. Por isso, vamos respeitar o espaço da rádio da escola para garantirmos esse momento tão bom para todos.

Depoimento sobre a Escola

Kamilly Ferreira dos Santos

Kammilly Ferreira dos Santos é aluna do 5º B e participa do EDUCOM



Na escola tem muitas coisas para fazer, tipo tem o parque, uma área de convivência e brinquedos, como o pebolim, e muito mais, como a sala de informática.
Eu amo a escola, adoro escrever e estudar e gosto de ouvir as musicas que tocam no recreio; é muito legal para nós dançarmos e conversarmos. Vamos dar valor a nossa escola!

Material escolar: vamos cuidar

Kamilly Ferreira dos Santos


Uma coisa importante na escola é o bom uso do material escolar que é composto de borracha, apontador, caderno e muito mais coisas. Vamos tomar conta do nosso material. Eu já faço a minha parte. Faça a sua parte.


OPINIÃO         
Agressões físicas
Tamires Santos Nóbrega

A agressão física continua sendo uma forma utilizada pelas pessoas para resolverem seus problemas. Muitos brigam por qualquer coisa, quando não fazem coisas piores. Tem um colega meu que briga por tudo que você fala, pode ser a coisa mais boba do mundo. Eu já falei para ele, mas não tem jeito, ele continua e eu digo para ele que, se não parar, pode sofrer a mesma agressão de outras pessoas e pode até passar por coisa pior. Por isso que eu falo: não bata em ninguém e se você vir alguém brigando ou batendo separe e, depois que a pessoa se acalmar, você fala para ela que não pode agir dessa forma e, assim, o nosso país vai melhorar e muito.

Bullying

Murilo Ferreira dos Santos
Quezia Ferreira Martins


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feita de maneira agressiva que pode se repetir muitas vezes. Ele pode acontecer em escolas, em casa e em outros lugares. Em muitos casos, essa prática machuca profundamente a pessoa. O termo bullying tem origem inglesa e seu significado é: bater, expor o outro com palavrões e fazer todo tipo de xingamento e ainda temos o cyberbullyng, que é o bullying praticado na internet, no sms etc.

SAÚDE
Tamires Santos Nóbrega

Os malefícios do vício do cigarro
O Vício do cigarro pode levar até à morte, mas muitas pessoas não acreditam nisso. Eu tinha uma vizinha que fumava muito e o médico mandava ela parar porque se não ela iria morrer. Ela não acreditava nisso e o que o médico disse acabou acontecendo. Por isso que eu estou falando disso aqui, para as pessoas que ainda fumam e eu falo para essas pessoas que fumam para parar de fumar porque se não pode acontecer a mesma coisa com elas.

Alimentação
Tamires Santos Nóbrega

É preciso levar a sério a alimentação porque ela é importante para a saúde e para a qualidade de vida. Se você não se alimenta bem pode ficar doente e passar por problemas de saúde. Cuide da sua saúde.

Dengue: o que é, como se transmite e o que fazer para evitá-la
Murilo Ferreira dos Santos
Tamires Santos Nóbrega

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada.
Precisamos ter vários cuidados para acabar com os riscos de sermos vítimas dela:

1) Não deixe  água parada em pneus;
2) Vire garrafas  e recipientes de cabeça para baixo;
3) Coloque areia nos vasos e pratos de plantas;
4) Mulheres grávidas devem utilizar repelentes.

O Aedes Aegypti e suas variantes: sintomas
Quezia Ferreira Martins                                        
Tamires da Silva Georgino


As doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti podem até matar. Precisamos continuar atentos às causas, evitando água parada. Ou todos nos unimos, ou muitos vão sofrer. Não adianta apenas matar o mosquito. A questão é muito séria e depende de todos nós para resolvermos esse problema.  Faça a sua parte.
            Fique atento aos sintomas das doenças causadas pela transmissão do mosquito: dor de cabeça constante; manchas vermelhas na pele; dor e vermelhidão nos olhos; dores no corpo, ânsia de vomito, dores musculares, dor nas articulações das mãos e pés; os sintomas surgem até 10 dias após a picada do mosquito e duram 7 dias. Grávidas devem ficar atentas quanto ao Zika que pode trazer transtornos ao bebê como o caso da microcefalia.

Profissão cabelereiro (a)
Quezia Ferreira Martins                       
                

Você que gosta de arrumar cabelo para ver ele bem bonito ou que tem sonho de ser cabelereira, fazer tranças embutida, arquinhos feitos de cabelo, um laço bem bonito de borboleta ou de flor, basta você se dedicar a aprender e assim poderá realizar esse sonho.


CINEMA

Os Dez Mandamentos, o Filme        

Bruno Gabriel Xavier de Oliveira


         A novela “Os dez mandamentos” que caiu no gosto do Brasil, de tão boa e viciante que é, ganhou um filme nos cinemas e foi uma febre. Muitos como eu vão esperar aparecer na tevê, mas todo mundo sabe que é bem melhor nos cinemas, que a tela é maior. As vendas do filme estouraram porque ele é muito bom.
            Assistam.

Batman versus Superman: a origem da justiça
Luiz Fernando Lopes Tavares
Colunista do EDUCOM


Um filme de muita ação que coloca os dois heróis mais famosos da DC em confronto.
Nesse filme, Batman, que no começo está contra o Superman, se junta ao homem de aço em seguida para derrotar o Apocalipse e conta também com a ajuda da Mulher Maravilha que também se une ao time.
Pode ser o inicio de uma equipe e também da liga da justiça.
Escolha seu lado.


TECNOLOGIA
Top 10 youtubers mais famosos do momento

kayllane Ferreira Silva


Ultimamente o Youtube é uma das redes sociais mais usadas pelos jovens e adolescentes, inclusive aqui na escola temos muitas pessoas que tem o próprio canal, como você já leu acima.
Nessa matéria, vim falar um pouco sobre os 10 youtubers mais famosos do momento, que são os que têm mais inscritos, como:

1 -        PORTA DOS FUNDOS - com mais de 11.000.000 inscritos
2 -        5INCO MINUTOS - com mais de 8.000.000
3 -        Galo frito - com mais de 8.000.000
4 -        Parafernalha -  com mais de 8.000.000
5 -        whindersson nunes - com mais de 8.000.000
6 -         canal canalha - com mais de 6.000.000
7 -        rezende evil - com mais de 6.000.000
8 -        nostalgia - com mais de 6.000.000
9 -        manual do mundo - com mais de 5.000.ooo
10 -       felipe neto - com mais de 5.000.000

ETEC, uma boa oportunidade de estudo

Joyce Freitas Morbeck

Você que pretende fazer ETEC e não sabe o que estudar, confira aqui as principais dicas de estudo para você se dar bem na hora da prova.
No geral, a prova do Vestibulinho ETEC exige bastantes conhecimentos gerais do estudante, principalmente sobre português e matemática. Se você tem dificuldade na interpretação de textos, treine isso, já que essa é uma das coisas que mais irá te ajudar na hora da prova.
Além do básico do Português e da Matemática, a prova também tem algumas questões de Química básica, de Física e de História.
Uma boa ideia é procurar as provas antigas online e tentar fazê-las, já que a prova não muda muito de um ano para o outro.
Se você pesquisar na Internet, vai ver que conteúdo cai na prova.
Diferente de muitas outras provas do tipo, o Vestibulinho ETEC não tem redação, ou seja, você não precisa se preocupar com isso, se seu objetivo é só o de entrar na ETEC.
É isso ai, estude e dedique-se que você irá passar. Não tem segredo. Boa sorte.


Professores e alunos, o espaço está aberto no jornal para vocês divulgarem os seus trabalhos escolares. Procure a equipe do jornal EDUCOM às quartas-feiras e sextas-feiras das 12h às 13h30. Participe!

 


Um comentário: